Exames

Nova lei do Toxicológico: o que mudou?

A Lei 14.599/23, popularmente conhecida como a Nova Lei do Toxicológico trouxe modificações significativas no que diz respeito aos exames toxicológicos, especialmente para motoristas profissionais.

A Lei 14.599, sancionada em janeiro de 2023, trata da obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas profissionais em território nacional. Essa legislação visa aumentar a segurança no trânsito, prevenindo acidentes causados pelo uso de substâncias psicoativas. Ela reformula as regras estabelecidas pela Lei 13.103/15, conhecida como Lei do Caminhoneiro, com o objetivo de aprimorar a fiscalização e as medidas preventivas.

Principais mudanças

Ampliação do público-alvo: Enquanto a Lei do Caminhoneiro se aplicava principalmente a motoristas de caminhões e ônibus, a nova legislação expande o escopo para motoristas de veículos de transporte de passageiros, de cargas e de produtos perigosos, independentemente da categoria da Carteira Nacional de Habilitação que possuam.

Frequência dos exames: A lei anterior exigia exames toxicológicos na admissão e na demissão do motorista, com periodicidade a cada 2 anos e 6 meses. A nova lei estabelece que os exames sejam realizados a cada 2 anos, mantendo a obrigatoriedade na admissão e na demissão, mas eliminando o exame periódico a cada 6 meses.

Penalidades mais rígidas: A Lei 14.599/23 também aumenta as penalidades para empresas que descumprirem as regras. Além de multas significativas, a empresa pode ser suspensa temporariamente do transporte rodoviário de cargas e até mesmo ter sua atividade encerrada em casos graves de reincidência.

Dados compartilhados: A nova legislação prevê o compartilhamento de informações entre os órgãos responsáveis pela fiscalização, permitindo um controle mais eficaz sobre os motoristas que realizam exames toxicológicos. Essa medida visa coibir a tentativa de burlar os exames através de troca de motoristas ou outros artifícios.

A Lei 14.599/23, também conhecida como a Nova Lei do Toxicológico, representa um avanço significativo no que diz respeito à segurança viária e à prevenção de acidentes. As mudanças trazidas por essa legislação têm o potencial de impactar positivamente a saúde dos motoristas profissionais, bem como a sociedade como um todo. Através de exames toxicológicos mais frequentes e abrangentes, essa nova lei busca garantir estradas mais seguras e uma fiscalização mais eficaz. Cabe a todos os envolvidos, desde motoristas e empresas até os órgãos fiscalizadores, cooperar para o pleno cumprimento dessas medidas e a promoção de um trânsito mais seguro.