Blog

Exames

Toxicológico: o exame obrigatório para as categorias C, D e E

Toxicológico: o exame obrigatório para as categorias C, D e E

Para a obtenção da Carteira de Motorista nas categorias C, D e E, que abrangem caminhões, ônibus e veículos articulados, um dos exames obrigatórios é o Toxicológico, que é realizado dentro de um Laboratório de Análises Clínicas.

Para que serve o Toxicológico?

O exame detecta a presença de substâncias ilícitas (as drogas) no organismo. Essas substâncias psicoativas são capazes de alterar o estado de consciência e atenção dos motoristas, dois fatores essenciais para que acidentes não sejam causados no trânsito.

No entanto, a sua realização não se restringe apenas aos motoristas. O exame toxicológico também pode ser solicitado na admissão em concursos públicos ou quando há suspeita de envenenamento ou overdose. Os atletas profissionais também podem ser submetidos ao exame para detectar substâncias que possam melhorar seu desempenho nas competições (doping).

Como é realizado o exame?

Diferentemente da maioria dos exames laboratoriais, a coleta do Toxicológico não é pelo sangue. 

Para este exame, são analisados pelos corporais ou cabelo, que possuam, obrigatoriamente, mais de quatro centímetros de comprimento.

Quais substâncias são detectadas?

O exame Toxicológico detecta uma grande variedade de substâncias utilizadas, dentre elas a cocaína, a maconha e seus derivados, o ecstasy, o opiáceos e seus derivados (morfina, codeína, heroína, oxicodona), as anfetaminas e as metanfetaminas.

Outras drogas que podem ser detectadas são o femproporex, o mazindol e a anfepramona, que possuem ação anorexígena (inibidora do apetite) e parecem eficazes no tratamento da obesidade. Porém, o seu uso pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e psiquiátricos.

Dentre essas substâncias, as mais detectadas são as anfetaminas, que agem como estimulantes do sistema nervoso e induzem estado de alerta, euforia, melhora de vigor físico e inibição do apetite.